Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
- O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
Diretrizes para Autores
Política Editorial
Avaliação de conformidade
A Geo PUC é signatária da San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA), que é um conjunto de recomendações que visa melhorar as maneiras pelas quais a produção científica é avaliada por agências financiadoras, instituições acadêmicas e outras partes.
Ética na publicação
As normas e práticas da revista estão alinhadas com as diretrizes do Committee on Publication Ethics (https://publicationethics.org/core-practices), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (http://cnpq.br/documentos-da-ciac).
Cabe aos envolvidos no processo editorial preservar a ética alinhada aos princípios científicos.
Aos autores: devem garantir que a originalidade do texto e que foram feitas as devidas citações aos trabalhos consultados na elaboração do manuscrito. O texto deve ter embasamento teórico que sustente uma discussão clara e objetiva, os dados devem estar claros possibilitando a replicação dos experimentos. Evitar o comportamento antiético que envolve o plágio e a submissão do mesmo manuscrito para mais de uma revista. Declarar explicitamente, individualmente, qualquer potencial conflito de interesse, financeiro ou não, direto e/ou indireto.
Editores: é responsabilidade dos editores avaliar os textos levando em conta somente o seu mérito. Não devem utilizar informações não publicadas para embasamento de sua própria pesquisa sem o consentimento do autor.
Avaliadores: o documento recebido deve ser tratado com confidencialidade. Não deve utilizar as informações dos originais avaliados para benefício de sua própria pesquisa. As avaliações devem ser claras e conter todos os argumentos necessários para fundamentá-la, desta forma os autores poderão aprimorar seus artigos. O parecerista deve comunicar o editor caso não se sinta qualificado ou tenha algum conflito de interesse com o manuscrito.
Plágio
Os artigos submetidos à revista são verificados através do sistema de similaridade. Os autores serão notificados uma vez que seja detectada altas taxas de similaridade com trabalhos publicados previamente em veículos que tenham ISSN/ISBN.
Autoria
São considerados como autores apenas aqueles que contribuíram intelectualmente para o desenvolvimento do estudo. O autor deve atender um ou mais dos seguintes requisitos, de acordo com a taxonomia Credit.
- Conceituação: é a contribuição responsável pelas ideias, formulação e evolução dos objetivos a serem alcançados na pesquisa ou artigo;
- Curadoria de dados: é a contribuição das atividades de gerenciamento dos dados (compilação, anotação, manutenção, produção de metadados), durante e após a pesquisa;
- Análise formal: é a colaboração nas aplicações de técnicas e métodos de análises de dados (modelos estatísticos, matemáticos, computacionais e – para estudos urbanos – espaciais);
- Aquisição de financiamento: é a contribuição que se refere às atividades relacionadas à aquisição de apoio financeiro para a pesquisa em questão;
- Investigação: é a condução do processo de pesquisa e investigação (realização de experiências, coleta de dados e evidências);
- Metodologia: é o contributo relacionado à condução no desenvolvimento da metodologia científica aplicada na pesquisa, bem como na criação de modelos;
- Administração do projeto: é a função que se responsabiliza pela gestão e coordenação do planejamento e execução da pesquisa (além dos recursos humanos envolvidos diretamente);
- Recursos: é a função responsável pela distribuição dos insumos necessários à realização da pesquisa (materiais, amostras, instrumentos e equipamentos);
- Software: as pesquisas científicas contemporâneas exigem, em maior ou menor grau, do uso de equipamentos computacionais. Esta contribuição se refere ao desenvolvimento, programação e teste de softwares e/ou aplicativos, sejam eles para computadores, dispositivos móveis ou qualquer outro equipamento que exija o uso de softwares;
- Supervisão: é a função de supervisão do planejamento e execução do projeto de pesquisa. Inclui também atividades mentoria à equipe principal;
- Validação: é a colaboração relacionada à verificação da qualidade e potencial de replicação/ reprodução dos resultados da pesquisa (e, por consequência dos métodos e ferramentas aplicados);
- Visualização: é a preparação, criação e/ou apresentação dos dados produzidos na pesquisa;
- Redação (esboço original): é a colaboração da escrita do esboço original do artigo, além da elaboração da apresentação do trabalho;
- Redação (revisão e edição): é a contribuição responsável pela revisão crítica do trabalho, antes e depois da publicação, além da além da elaboração da apresentação do trabalho para o grupo de pesquisa original.
Colaborar na coleta de dados, realizar alguma técnica ou ceder equipamentos para obtenção de dados não são, por si só, critérios suficientes para autoria de um estudo. Nessas situações, quem colaborou pode ser citado em Agradecimentos.
Normas de submissão
Os autores devem adequar os textos em conformidade com as orientações abaixo relacionadas:
- A contribuição deve ser original e inédita, e não está sendo avaliada ou foi publicada em outro periódico.
- Em caso do artigo ser derivado de apresentação em evento, é necessário indicar no campo “Comentários para o Editor” os dados do evento e a URL do resumo que originou o texto submetido ao periódico.
- A revista aceita textos que tenham sido publicados anteriormente em formato de preprint, no momento da submissão seja indicar a URL do trabalho no campo “Comentários para o Editor”;
- Quando se tratar de trabalhos de alunos, é necessário durante a submissão preencher o campo “Comentários para o Editor” com o nome do professor ou orientador responsável pela pesquisa que tenha originado o trabalho apresentado. [[Consulte as informações sobre o cadastro e envio de texto]]
- É de responsabilidade dos autores a revisão gramatical do texto e a tradução dos títulos, resumos e palavras-chave em outros idiomas solicitados pela revista.
- Nos devidos casos, os autores devem encaminhar, juntamente com o artigo submetido, o parecer do Comitê de Ética em Pesquisa da instituição na qual a pesquisa foi realizada, bem como referência à existência de termo de consentimento livre e esclarecido submetido aos participantes da pesquisa.
- Uma vez que submetam o texto para a GeoPUC, os autores assumem inteira responsabilidade sobre o texto, tabelas, quadros, figuras e demais elementos que o compõe, ademais concordam com as diretrizes editoriais da revista.
- A revista não cobra taxas de submissão, publicação ou de qualquer outra natureza em seus processos.
- O autor responsável pelo envio do manuscrito, deverá:
- Realizar o cadastro no sistema, em seguida deve preencher o formulário de submissão com os dados de todos os autores (Nome completo, ORCID, identificação da instituição a que pertencem, país e e-mail). [[Consulte as informações sobre o cadastro e envio de texto]]
- No momento da submissão é necessário indicar até cinco (5) avaliadores em potencial relacionados a temática do seu artigo (nome completo, instituição, titulação e email para contato), preencher o campo “Comentários para o Editor”. [[Consulte as informações sobre o cadastro e envio de texto]]
- É obrigatório informar o ORCID de todos os autores. [[Saiba como criar e preencher os dados do ORCID]]
- Não serão aceitas inclusão de autores após o início da avaliação do texto, favor notificar a editoria da revista se identificar algum erro desta natureza imediatamente após o envio do texto.
- Todas as submissões que não estiverem de acordo com a normas da revista serão devolvidas aos autores.
- Uma vez que o texto seja aprovado para publicação não serão aceitas inclusões e alterações de parágrafos, imagens, tabelas e quadros. Aceita-se apenas correções ortográficas,
Quaisquer dúvidas podem ser remetidas ao e-mail geopuc.revista@gmail.com
Apresentação de Originais
Todos os textos submetidos devem estar relacionados ao Foco e Escopo da revista ou ter evidente relação com os temas de nossa disciplina. Os manuscritos podem ser remetidos em português, inglês, francês, espanhol ou italiano.
Serão aceitos, para publicação na GeoPUC, os seguintes trabalhos:
- Artigos: sob a forma de revisão de literatura, ensaios ou resultados de pesquisa. Extensão entre 15 e 30 páginas, incluindo as referências <<<BAIXAR O MODELO>>>
- Resenhas: de livros e filmes. Os textos devem estar relacionados à temática da Revista. Devem ter entre 3 e 5 páginas, incluindo as referências <<<BAIXAR O MODELO>>>
Formatação dos originais
- Os textos deverão ser editados em MS Office 365 (Word) ou versões posteriores.
- A formatação que concerne ao tipo de fonte, tamanho espaçamento e alinhamento deve seguir o template (modelo) disponibilizado pela revista.
Títulos
O título do trabalho (no idioma do artigo e um correspondente em inglês e em espanhol), o subtítulo deve ser separado do título por dois pontos.
Resumo e palavras-chave
O resumo e as palavras-chave devem ser apresentados no idioma do artigo com seus correspondentes em inglês (abstract e keywords) e em espanhol (resumem e palavras-chave). Cada resumo deve ter um máximo 250 palavras em espaço simples, e estruturado com Objetivo; Métodos, Resultados e Conclusão, acompanhado de uma relação de cinco palavras-chave descritoras do conteúdo do trabalho, a palavras –chave devem ser separadas por ponto (ABNT NBR 6028: 2003). Conforme o exemplo abaixo:
Introdução: Contextualize a parte introdutória do texto.
Objetivos: Insira de maneira concisa os objetivos do trabalho.
Métodos: Descreva de forma objetiva os métodos utilizados para elaboração do trabalho.
Resultados: Informe de maneira sucinta os resultados da sua pesquisa.
Conclusão: Explique em poucas palavras quais foram as conclusões obtidas.
Corpo do Texto
O texto deve ser apresentado em partes não numeradas e com subtítulos (fonte tamanho 12, negrito e sem tabulação). É necessário conter introdução, desenvolvimento e conclusão ou considerações finais.
Tabelas, quadros e figuras
Tabelas e ilustrações devem ser referidas no texto e numeradas de acordo com a sequência da ABNT NBR 14724 (2011). As tabelas e quadros devem ser elaborados de acordo com a Norma de Apresentação Tabular do IBGE. As figuras (gráficos, mapas, fotografias, desenhos, esquemas, fluxogramas, organogramas, plantas, quadros e outros) devem se numeradas sequencialmente e apresentar título/legenda, precisam ser inseridas no corpo do texto.
Notas de rodapé
As notas devem ser inseridas no rodapé da página.
Citações
As citações sejam elas diretas e indiretas devem ser organizadas de acordo com a norma da ABNT NBR-10520 (2002). As citações diretas que tenham até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas. As citações diretas com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4cm da margem esquerda e sem as aspas.
Citações ao longo do texto devem ter o seguinte padrão:
- sobrenome do autor, ano de publicação, página em letras maiúsculas e minúsculas: Russo (1997, p.54) e, quando estiverem entre parênteses, devem ser em letras maiúsculas: (SILVA, 1997, p. 54).
Agradecimentos
Devem estar após as as referências.
Referências
As referências devem estar formatadas de acordo com a ABNT NBR 6023 (2018), alinhadas da margem esquerda, espaçamento simples, separadas entre si por um espaço simples
Quando houver até três autores todos devem ser indicados. Se houver quatro ou mais autores sugere-se indicar todos, como também é possível indicar apenas o primeiro, seguido da expressão latina et al.
Quando há várias referências de um mesmo autor deve se indicar o seu nome em todas elas, não se deve utilizar o sublinhado.
Cabe ressaltar que se o documento for impresso não é necessário fazer menção ao item “Disponível em: inserir link. Acesso em: dia mês. Ano.” ao final de cada referência.
A seguir alguns exemplos para elaboração de referências:
- Artigos de periódicos (revistas/boletins/etc.)
SOBRENOME, Nome do autor. Título do artigo: subtítulo. Título do periódico, local de publicação (cidade), volume, número do fascículo, página inicial e final do artigo. Mês e ano do fascículo. DOI: Inserir identificador. Disponível em: inserir link. Acesso em: dia mês. ano.
Exemplo: RUA, João. Relações cidade-campo e urbano-rurais: reapresentando as urbanidades no rural como elementos constitutivos do espaço em metropolização. Geographia (UFF), Niterói, v. 22, n. 48, p. 203-216. Jan/jun. 2020. DOI: 10.22409/GEOgraphia2020.v22i48.a45717. Disponível em: https://doi.org/10.22409/GEOgraphia2020.v22i48.a45717. Acesso em: 28 jan. 2023.
- Livro
SOBRENOME, Nome do autor. Título: subtítulo. Indicação de responsabilidade (organização, revisão crítica, tradução etc). Edição. Local de publicação (cidade): Editora, ano de publicação. Número de páginas ou volumes. DOI: Inserir identificador. Disponível em: inserir link. Acesso em: dia mês. ano.
Exemplo: MARAFON, Gláucio José (Org.). O rural como paisagem. 1. ed. Rio de janeiro: EdUERJ, 2019. 28p. Disponível em: https://eduerj.com/produto/o-rural-como-paisagem/. Acesso em: 28 jan. 2023.
- Capítulos de livro
SOBRENOME, Nome do autor. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nome do autor DO LIVRO. Título do livro. Edição. Local de publicação (cidade): Editora, data (ano). Número de páginas. Páginas inicial e final do capítulo. DOI: Inserir identificador. Disponível em: inserir link. Acesso em: dia mês. ano.
Exemplo: FERREIRA, Alvaro. A luta pela 'verdadeira democracia' na produção do espaço: por outro projeto de sociedade. In: FERREIRA, Alvaro, RUA, João, MATTOS, Regina Célia de. (Org.). Produção do espaço: emancipação social, o comum e a verdadeira democracia. 1ed. Rio de Janeiro: Consequência, 2019. 520p. p. 23-53
- Teses, dissertações, e trabalho de conclusão de curso
SOBRENOME, Nome do autor. Título: subtítulo. Ano de depósito do trabalho. Número de folhas ou volumes. Tipo de trabalho (grau) – vinculação acadêmica, local e data de apresentação ou defesa, mencionada na folha de apresentação (se houver). DOI: Inserir identificador. Disponível em: inserir link. Acesso em: dia mês. ano.
Exemplo: SIMONI, Joana Cruz de. Múltiplas escalas de transformação nas relações urbano-rurais: O espaço rural friburguense e suas urbanidades impulsionadas pelas técnicas de informação e comunicação. 2019. 228f. Tese (doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Geografia e Meio Ambiente, 2019. DOI: 10.17771/PUCRio.acad.47216. Disponível em: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.47216. Acesso em: 28 jan. 2023.
- Trabalhos apresentados em congressos
AUTOR(ES) DO TRABALHO. Título do trabalho. In: NOME DO CONGRESSO, número do evento, ano de realização, local (cidade). Título do documento [...] Local de publicação (cidade): Editora, data de publicação (ano). Páginas inicial e final do trabalho. DOI: Inserir identificador. Disponível em: inserir link. Acesso em: dia mês. ano.
Exemplo: GUIMARAES, Alessandra Rodrigues.; PESSÔA, Vera Lúcia Salazar. (Re)existência dos agricultores familiares produtores de abacaxi em Monte Alegre de Minas (MG). In: XI Encontro Nacional da ANPEGE: A diversidade da geografia brasileira: escalas e dimensões da análise e da ação, 2015, Presidente Prudente (SP). XI ENANPEGE: Editora UFGD. Dourados, 2015. p. 2861-2872. Disponível em: http://www.enanpege.ggf.br/2015/anais/arquivos/9/275.pdf. Acesso em: 28 jan. 2023.
Envio de Trabalhos (Como se cadastrar)
Artigos e resenhas devem ser enviados pelo sistema, para tanto deve ter se cadastrado no site da revista com o perfil de autor.
Caso não possua o cadastro siga os passos abaixo para efetua-lo:
1 - Para se cadastrar no sistema o autor deve clicar em CADASTRO (localizado no menu da revista)
2 - Preencher o formulário com informações de: Login, senha, Prenome (Primeiro nome), nome do meio, sobrenome, iniciais, sexo, instituição, email, País, e marcar a opção AUTOR. Ao final clique em Cadastrar.
Submissão via sistema OJS
1 - Após o cadastro, logar no sistema (para tanto preencha as informações de login e senha na barra lateral direita) para confirmar clicar em acesso;
2 - Após o login, clicar em Nova Submissão;
3 - Em "Passo 1. Início" confirme as condições para submissão caso seu artigo as cumpra, concorde com o Direito Autoral da Revista, no campo "Comentários para o editor" inserir até cinco (5) avaliadores em potencial para o seu artigo, informando: nome, instituição, titulação e email para contato, clique em Salvar e Continuar.
4 - Clicar em Escolher Arquivo para transferir seu manuscrito, clicar em abrir em seguida em Transferir, clicar em Salvar e Continuar.
5 - Inserir corretamente os campos com as informações dos autores no "Passo 3. Metadados da submissão (indexação)" devendo constar: Nome do autor(res), ORCID, identificação da instituição a que pertencem, país de origem, bem como o(s) correio(s) eletrônico(s); e dados sobre o artigo (título, resumo, palavras-chave etc.). Clique em Salvar e Continuar.
6 - Transferir os documentos anexos, se houver, clique em Escolher Arquivo para transferir seu manuscrito, selecione-o clique em abrir em seguida em Transferir, Preencher o título correto e clique em Salvar e Continuar. Se houver mais de um arquivo para submeter repita o processo até enviar todos eles para o sistema. Após clique em Salvar e Continuar;
7 - Conferir se os arquivos enviados estão corretos e clicar em Concluir Submissão.
Artigos
Política padrão de seção
Declaração de Direito Autoral
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista GeoPUC pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da GeoPUC.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Creative Commons BY-NC-SA 4.0.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.