O PROCESSO DE METROPOLIZAÇÃO DO ESPAÇO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E OS PROJETOS DE REVITALIZAÇÕES: MAIS DO MESMO?
Palavras-chave:
Revitalização, Gentrificação, Área Portuária, Urbanalização, Rio de JaneiroResumo
A banalização do espaço urbano tem se tornado cada vez mais efetiva nas cidades do século XXI. Referimo-nos a uma forma específica e terrível, materializada em uma urbanização banalizada, pois a produção do espaço urbano tem-se realizado ultimamente, em grande parte das cidades, centrada em “modelos de sucesso internacional” que têm por objetivo “revitalizar” as áreas centrais e portuárias, transformando-as em áreas residenciais e de negócios para as classes médias e altas e, além disso, investindo em políticas de atração da atividade turística. Para tanto, são idealizadas feiras, exposições, shows; cria-se toda uma infraestrutura voltada para o turismo, como bares, restaurantes, lojas etc. Uma total reprodução do mesmo, formas que se repetem independentemente de cada cidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista GeoPUC pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da GeoPUC.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Creative Commons BY-NC-SA 4.0.