A COMPLEXA SIMULTANEIDADE DA INTEGRAÇÃO E DISTINÇÃO ENTRE O URBANO E O RURAL: RETOMANDO UM DEBATE NO ESPAÇO DE METROPOLIZAÇÃO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Palavras-chave:
Urbano, Rural, Relações Urbano-Rural, Urbanidades no Rural, Estado do Rio de JaneiroResumo
As mudanças nas relações sociedade-espaço colocaram em xeque as tradicionais divisões entre rural e urbano, cada vez mais indistintos, embora significativas diferenças persistam. Mas em que escala e até quando? Tentativas de acadêmicos e organizações oficiais para definir e delimitar as áreas urbanas e as rurais têm esbarrado em sérios problemas. Algumas vezes por que as distinções que estabeleceram mostraram-se arbitrárias, outras vezes por que superenfatizaram as diferenças entre essas duas partes/parcelas do espaço geográfico ou por que desconsideraram a diversidade do rural. Uma das abordagens atuais é perceber o rural e a ruralidade como construções sociais nas quais novas territorialidades são construídas e onde fronteiras precisas entre essas áreas (rurais e urbanas) ou características essenciais a elas atribuídas, não se constituem em objeto primordial de pesquisa. Pode ser observado que uma importante parte das urbanidades está dispersa nas áreas rurais. Os elementos obtidos nas abordagens atuais sugerem que uma outra dialética pode conduzir à ideia de "urbanidades no rural" considerando-as como manifestações em espaços híbridos nos quais urbano e rural interconectam-se e interagem em todas as formas de combinações. O objeto empírico é o Estado do Rio de Janeiro em seu interior, onde um intenso processo de urbanização tem lugar. Esse processo pode ser identificado em dois padrões: o primeiro toma a forma de múltiplos nós (cidades em redes locais), estrategicamente estabelecidas em regiões que polarizam. O segundo padrão (objeto central desta pesquisa) aparece formando eixos ao longo das principais rodovias que interconectam as cidades ligadas por eles. Esse processo complexo sinaliza uma crescente dissolução das distinções urbano-rurais e enfraquece os antagonismos pela presença e ação da metrópole do Rio de Janeiro sobre o território do estado e além dele.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista GeoPUC pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da GeoPUC.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Creative Commons BY-NC-SA 4.0.