ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS NO INTERIOR FLUMINENSE: O POLO DE MODA ÍNTIMA DE NOVA FRIBURGO E REGIÃO
Palavras-chave:
Arranjo Produtivo Local, Trabalho Feminino em Domicílio, Informalidade, Nova FriburgoResumo
O presente artigo tem como objeto de estudo o trabalho em domicílio na construção do Arranjo Produtivo Local (APL) denominado Polo de Moda Íntima de Nova Friburgo e Região, RJ, um dos maiores produtores de moda íntima do país. Concebido como instrumento de desenvolvimento territorial, grandes investimentos públicos e privados foram aplicados para agregar tecnologia, incentivar a qualificação profissional e reduzir a informalidade fortemente presente. A primeira contradição constatada foi a ausência das relações informais nas estratégias adotadas, particularmente o trabalho a domicílio majoritariamente feminino. Nesse sentido, propomos analisar em que medida a reprodução do espaço de produção de moda íntima e o espaço de reprodução da família pelo trabalho em domicílio tem propiciado transformações sociais e econômicas locais, a partir dos investimentos alocados para a constituição do Arranjo Produtivo Local, particularmente em nosso recorte espacial, o bairro de Olaria, em Nova Friburgo. A pesquisa constatou que as estratégias adotadas pouco modificaram a precariedade da informalidade na medida em que estavam voltadas para as empresas, e não para as relações de trabalho que efetivamente revelam a sua presença. O trabalho em domicílio sempre esteve integrado à (re)produção do capital, mas "à margem", constituindo uma "válvula de escape" das pressões do exército industrial de reserva; travestido na contemporaneidade, esse tipo de trabalho exerce importante papel na construção desse espaço produtivo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista GeoPUC pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da GeoPUC.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Creative Commons BY-NC-SA 4.0.