Pedras no meio do caminho: narrativas e memórias geográficas no espaço escolar
Palavras-chave:
Geografia, Dimensão Poética, Dimensão Científica, ImaginaçãoResumo
O objetivo deste estudo é o de compreender como a construção da imagem de mundo, com o estudo de Geografia escolar que contemple o racional e o simbólico, assim como a imaginação, pode aproximar a ciência geográfica do cotidiano vivido pelos discentes. Este estudo está ancorado nos estudos de Edgar Morin, Gaston Bachelard, Michel Maffesoli, Christine Delory-Momberger, Fritjof Capra, entre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e de campo, com a utilização de entrevistas não estruturadas com quatro atores, dois professores e dois discentes. Percebemos que ainda não se considera a Geografia como um mundo a ser decifrado numa dimensão científica e poética, pois ainda não se leva em conta a dimensão relacionada à emoção e à sensibilidade.
Downloads
Referências
ANDRADE, Carlos Drummond de. Alguma poesia. São Paulo: Ed. Nova Aguilar, 1973.
ANDRADE, Carlos Drummond de. A rosa do povo. 21. ed. Rio de Janeiro: Record, 2000.
BACHELARD, Gaston. A poética do devaneio. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
BACHELARD, Gaston. O ar e os sonhos. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
BARROS, Manoel. Poesia completa. São Paulo: Leya, 2010.
CAPRA, Fritjof. Falando a linguagem da natureza; princípios da sustentabilidade. In: STONE, M.; BARLOW, Z.(Orgs.) Alfabetização ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável. São Paulo: Cultrix, 2006.
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos: mitos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. 26. Ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2012.
CIRLOT, Juan-Eduardo. Dicionário de símbolos. São Paulo: Editora Moraes, 1984.
DELORY-MONBERGER, C. As histórias de vida: da invenção de si ao projeto de formação. Natal: EDUFRN; Porto Alegre: EDIPUCRS; Brasília: EDUNEB, 2014.
FRÉMONT, A. A região, espaço vivido. Coimbra: Almedina, 1980.
HUIZINGA, J. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2005.
KAST, Verena. A alma precisa de tempo. Petrópolis: Vozes, 2016.
KAST, Verena. Sísifo: vida, morte e renascimento através do arquétipo da repetição infinita. São Paulo: Cultrix, 2017.
MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos. Rio de Janeiro: Forense, 1987.
MENDONÇA, José Tolentino. A mística do instante: o tempo e a promessa. São Paulo Paulinas, 2016.
MORIN, Edgar. A via: para o futuro da humanidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2015.
MORIN, Edgar. Díaz, C.J.D. Reinventar a educação: abrir caminhos para a metamorfose da humanidade. São Paulo: Palas Athena, 2016.
PITTA, Danielle P. R. Iniciação à teoria do imaginário de Gilbert Durand. Rio de Janeiro: Atlântica, 2005.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Iduina Edite Mont Alverne Braun Chaves , Marcio Mori Marques, Eduardo Pimentel Menezes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista GeoPUC pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da GeoPUC.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Creative Commons BY-NC-SA 4.0.