Pedras no meio do caminho: narrativas e memórias geográficas no espaço escolar

Autores

Palavras-chave:

Geografia, Dimensão Poética, Dimensão Científica, Imaginação

Resumo

O objetivo deste estudo é o de compreender como a construção da imagem de mundo, com o estudo de Geografia escolar que contemple o racional e o simbólico, assim como a imaginação, pode aproximar a ciência geográfica do cotidiano vivido pelos discentes. Este estudo está ancorado nos estudos de Edgar Morin, Gaston Bachelard, Michel Maffesoli, Christine Delory-Momberger, Fritjof Capra, entre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica e de campo, com a utilização de entrevistas não estruturadas com quatro atores, dois professores e dois discentes. Percebemos que ainda não se considera a Geografia como um mundo a ser decifrado numa dimensão científica e poética, pois ainda não se leva em conta a dimensão relacionada à emoção e à sensibilidade.

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Publicado

10-05-2025

Como Citar

CHAVES , I. E. M. A. B.; MARQUES, M. M.; MENEZES, E. P. Pedras no meio do caminho: narrativas e memórias geográficas no espaço escolar. GeoPuc, Rio de Janeiro, Brasil, v. 17, p. e00106, 2025. Disponível em: https://geopuc.emnuvens.com.br/revista/article/view/106. Acesso em: 9 jun. 2025.