Didatizando a pesquisa, complexificando o ensino: exercícios de educação geográfica para a cidadania no campo do Rio de Janeiro – uma proposta de educação agroflorestal
Palavras-chave:
Espaço Rural Fluminense, Gestão Territorial, Agroecologia, Educação AgroflorestalResumo
A fim de integrar a tradicional dicotomia dos estudos geográficos, este artigo procura articular questões tratadas nas pesquisas geográficas com práticas pedagógicas da licenciatura em geografia. A temática desenvolvida traz para a esfera das políticas públicas do governo fluminense a discussão dos caminhos definidos para a promoção da qualidade de vida no espaço rural do estado do Rio de Janeiro, propondo caminhos potenciais para que pequenos produtores agrícolas possam ser cada vez mais responsáveis pelo fornecimento alimentar da região, a partir de atividades agroecológicas. Estas, por sua vez, devem promover o desenvolvimento endógeno e a preservação dos recursos ambientais no interior fluminense, considerando questões geomorfológicas e ambientais essenciais para produções agrícolas sustentáveis. Além da preocupação do estudo em relação às políticas públicas para as sustentabilidades, a temática também exalta a necessidade de um trabalho formador básico de crianças, jovens e agricultores estaduais para que a agroecologia, mais do que um simples tema, possa ser concebida, a partir das escolas rurais e cooperativas agropecuárias, como viés estruturante de ações regionais capazes de promoverem a sustentabilidade das populações locais. Sem a tradicional dicotomia entre as áreas do conhecimento geográfico e aliando-se à educação básica e técnica, tentaremos propor uma gestão territorial fluminense mais sustentável, mais integradora, que tenha como meta o desenvolvimento socioespacial do estado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista GeoPUC pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da GeoPUC.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Creative Commons BY-NC-SA 4.0.