O desfraldar das bandeiras: as torcidas organizadas do Rio de Janeiro e suas territorialidades no entorno do estádio do Maracanã

Autores/as

  • Rafael da Silva Nunes

Palabras clave:

Torcidas Organizadas, Territorialidade, Estádio do Maracanã, Futebol

Resumen

Atualmente, o futebol pode ser percebido como um evento inserido na sociedade espetáculo, não estando restrito apenas a prática esportiva em si. No entanto, ao longo da história do futebol, inúmeras instituições foram sendo criadas com o objetivo de unir torcedores de uma mesma entidade (ou clube), dando origem as atuais Torcidas Organizadas. Muitas destas instituições, ao incorporar o fanatismo de seus torcedores, assim como posicionamentos político-ideológicos, acabaram por criar rivalidades, assim como laços de cooperação entre as mesmas. Entretanto, pode-se perceber de forma cada vez mais acentuada o transbordamento da rivalidade para a violência praticada por estes grupos. Com isso, verifica-se um enorme esvaziamento de público nos estádios de futebol no Brasil, o que acaba por impactar em uma série de problemas para a sociedade de uma forma geral. É de fundamental importância destacar a singularidade assumida pela cidade do Rio de Janeiro sobre tal problemática, já que o Estádio do Maracanã acaba por receber os jogos das quatro principais equipes da cidade, o que complexifica as relações entre as torcidas de jogo para jogo. Assim, este trabalho visa compreender a territorialidade destas torcidas em dias de grandes jogos, para que se propicie rotas de segurança para os torcedores, assegurando desta maneira, melhores condições sócio-econômicas para a sociedade carioca.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2024-01-31

Cómo citar

NUNES, R. da S. O desfraldar das bandeiras: as torcidas organizadas do Rio de Janeiro e suas territorialidades no entorno do estádio do Maracanã. GeoPUC, Rio de Janeiro, Brasil, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://geopuc.emnuvens.com.br/revista/article/view/34. Acesso em: 3 feb. 2025.