As transformações da feira Ana Primavesi, em Santa Maria/RS, em decorrência da pandemia do SARS-CoV-2 (COVID-19)
Palavras-chave:
Pandemia, Agricultores, COVID-19., Agricultura orgânicaResumo
Este artigo é um recorte da conclusão de uma dissertação de mestrado, finalizada na Universidade Federal De Santa Maria (UFSM). A Pandemia da SARS-CoV-2 (COVID-19) afetou o funcionamento de vários modelos de comercialização no Brasil e no mundo. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), das 3,2 milhões de empresas em funcionamento na primeira quinzena de agosto de 2020, 38,6% indicaram que a pandemia afetou significativamente seus resultados. Um dos modelos de comercialização afetados pela pandemia foi a Feira Ana Primavesi, que é uma feira orgânica que comercializa produtos agroecológicos. Diante desta nova realidade questionou-se: Quais foram as modificações ocorridas nas relações entre agricultores e consumidores da Feira Ana Primavesi, decorrentes da pandemia da SARS-CoV-2 (COVID-19). Foi possível identificar na fala dos agricultores e consumidores que houveram modificações na feira, tais como: mudança de local, preocupação com as medidas sanitárias e distanciamento de pessoas dentro dela. Compreendeu-se as dinâmicas entre agricultor e consumidor como positivas, pois as relações foram de maior aproximação entre eles. Analisou-se as diferenças de agricultura convencional e agricultura orgânica, podendo observar a contraposição entre ambas. As dificuldades dos agricultores durante o período de pandemia foram identificadas nos mais diversos motivos, tais como a troca do local da feira e o medo dos consumidores de ir a feira no começo da pandemia. Foi possível entender as novas relações entre agricultor e consumidor, pois vários clientes conheceram a feira por meio de rede sociais.
Downloads
Referências
BOESING, Deise Camila.CONSUMO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS NO RIO GRANDE DO SUL: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS AGRICULTORES FAMILIARES A RESPEITO DE DOIS PERÍODOS, ANTES E DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. 2022. 97 f. TCC (Graduação) -Curso de Administração, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo, Deise Camila Boesing, 2022
BOESING, Deise Camila.CONSUMO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS NO RIO GRANDE DO SUL: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS AGRICULTORES FAMILIARES A RESPEITO DE DOIS PERÍODOS, ANTES E DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. 2022. 97 f. TCC (Graduação) -Curso de Administração, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo, Deise Camila Boesing, 2022.
BRASIL. Lei 10.831/2003. Dispõe sobre a Agricultura Orgânica e dá outras providências. D.O.U. DE 24/12/2003, P. 8, Legislativo, 2003. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.831.html.
CARVALHO, Francislene de Fátima; GROSSI, Selma de Fátima. IMPORTÂNCIA DAS FEIRAS LIVRES E SEUS IMPACTOS NA AGRICULTURA FAMILIAR.Revista Interface Tecnológica, [S.L.], v. 16, n. 2, p. 226-234, 21 dez. 2019. Interface Tecnologica.
INCAPER (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural). Pesquisa avalia impactos da pandemia na comercialização de alimentos saudáveis.2020. Disponivel em: https://incaper.es.gov.br/Not%C3%ADcia/pesquisa-avalia-impactos-da-pandemia-na-comercializacao-de-alimentos-saudaveis
NIEMEYER, Carolina Burle de; SILVEIRA, Vicente Carvalho Azevedo da (org.). Da pandemia à agroecologia: redes de solidariedade na construção de um novo paradigma socioecológico. Saúde em Debate, [S.L.], v. 46, n. 2, p. 377-390, 2022. Disponível em https://www.scielo.br/j/sdeb/a/zLSSngbBcrX8FnD87gKZrvF/?format=pdf&lang=pt
SALAMONI, Giancarla; FLORES, Carmen Rejane. Temas em Geografia rural: . Reflexões teórico-metodológicas sobrea agricultura familiar: algumas perspectivas de estudo para o rural brasileiro. Rio de Janeiro: Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2020. 503 p. Disponível em: https://ead06.proj.ufsm.br/pluginfile.php/3864316/mod_resource/content/1/Temas%20Rural.pdf.
UFSM. Histórico do planetário. 2023. Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Disponível em: https://www.ufsm.br/orgaos-suplementares/planetario/historico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Alessandra Souza, Cesar De David

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista GeoPUC pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da GeoPUC.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Creative Commons BY-NC-SA 4.0.