As transformações da feira Ana Primavesi, em SantaMaria/RS, em decorrência da pandemia do SARS-CoV-2 (COVID-19)
Palavras-chave:
Pandemia, Agricultores, COVID-19., Agricultura orgânicaResumo
Este artigo é um recorte da conclusão de uma dissertação de mestrado, finalizada na Universidade Federal De Santa Maria (UFSM)
A Pandemia da SARS-CoV-2 (COVID-19) afetou o funcionamento de vários modelos de comercialização no Brasil e no mundo. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), das 3,2 milhões de empresas em funcionamento na primeira quinzena de agosto de 2020, 38,6% indicaram que a pandemia afetou significativamente seus resultados. Um dos modelos de comercialização afetados pela pandemia foi a Feira Ana Primavesi, que é uma feira orgânica que comercializa produtos agroecológicos. Diante desta nova realidade questionou-se: Quais foram as modificações ocorridas nas relações entre agricultores e consumidores da Feira Ana Primavesi, decorrentes da pandemia da SARS-CoV-2 (COVID-19). Foi possível identificar na fala dos agricultores e consumidores que houveram modificações na feira, tais como: mudança de local, preocupação com as medidas sanitárias e distanciamento de pessoas dentro dela. Compreendeu-se as dinâmicas entre agricultor e consumidor como positivas, pois as relações foram de maior aproximação entre eles. Analisou-se as diferenças de agricultura convencional e agricultura orgânica, podendo observar a contraposição entre ambas. As dificuldades dos agricultores durante o período de pandemia foram identificadas nos mais diversos motivos, tais como a troca do local da feira e o medo dos consumidores de ir a feira no começo da pandemia. Foi possível entender as novas relações entre agricultor e consumidor, pois vários clientes conheceram a feira por meio de rede sociais.
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