Hikaru Dorodango: da arte terapêutica a educação em solos
Palavras-chave:
Educação do solo, Dorodango, Arte, GeografiaResumo
Este trabalho busca aproximar a arte terapêutica do Hikaru Dorodango à educação dos solos. Esta técnica milenar japonesa consiste numa bola de barro que é moldada em formato esférico com a junção de solo e água. Pelo caráter multissensorial, a técnica pode ser utilizada como metodologia ativa e lúdica para se trabalhar com os alunos as propriedades físicas e morfológicas do solo, como textura, consistência e cor. Assim, foram propostas oficinas didáticas as quais a prática de construção das “bolas de barro” permitiu aos integrantes averiguar o melhor resultado com solos de alto teor de argila, relacionando a consistência plástica e pegajosa, e ainda foi possível comparar as cores aos processos de pedogênese. As oficinas foram positivamente avaliadas considerando o envolvimento com a percepção ambiental, o tato e o alívio de pressão que é permitido na técnica.
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