Hikaru Dorodango: da arte terapêutica a educação em solos

Autores

Palavras-chave:

Educação do solo, Dorodango, Arte, Geografia

Resumo

Este trabalho busca aproximar a arte terapêutica do Hikaru Dorodango à educação dos solos. Esta técnica milenar japonesa consiste numa bola de barro que é moldada em formato esférico com a junção de solo e água. Pelo caráter multissensorial, a técnica pode ser utilizada como metodologia ativa e lúdica para se trabalhar com os alunos as propriedades físicas e morfológicas do solo, como textura, consistência e cor. Assim, foram propostas oficinas didáticas as quais a prática de construção das “bolas de barro” permitiu aos integrantes averiguar o melhor resultado com solos de alto teor de argila, relacionando a consistência plástica e pegajosa, e ainda foi possível comparar as cores aos processos de pedogênese. As oficinas foram positivamente avaliadas considerando o envolvimento com a percepção ambiental, o tato e o alívio de pressão que é permitido na técnica.

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Publicado

05-09-2023

Como Citar

MONTEIRO JÚNIOR , W. R.; LAWALL, S. Hikaru Dorodango: da arte terapêutica a educação em solos. GeoPUC, Rio de Janeiro, Brasil, v. 15, n. 29, 2023. Disponível em: https://geopuc.emnuvens.com.br/revista/article/view/9. Acesso em: 14 mar. 2025.

Edição

Seção

Dossiê XIX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada