Geografias das Juventudes: mapeando espacialidades juvenis

Autores

Palavras-chave:

Juventudes, Geografia, Diversidades, Desigualdades, Percepções

Resumo

Introdução: Este texto é derivado da conferência sobre Juventudes proferida durante a mesa de encerramento do evento II Congresso Latino-Americano de Ensino de Geografia (CLEG) e I Colóquio de Geografia Inclusiva (CoGIn), na qual foram discutidos diversos aspectos relacionados à compreensão das juventudes na Geografia. Na conferência, exploramos temas como a legislação relacionada à juventude, a perspectiva didática para abordar as juventudes na Geografia e conceitos importantes, tais como diferença, diversidade e desigualdade. Objetivo: Neste texto, iremos revisitar os principais tópicos abordados na conferência, destacando a importância de compreender as especificidades das juventudes contemporâneas e como a Geografia pode contribuir para essa compreensão. Métodos: Trata-se de um texto em estilo ensaístico. Resultados: Primeiramente, discutiremos a legislação relacionada à juventude e como o Estatuto da Juventude estabelece direitos fundamentais para as e os jovens brasileiros. Em seguida, abordaremos a perspectiva didática na abordagem das juventudes na Geografia, destacando a importância de conhecer as especialidades das juventudes escolarizadas e suas percepções sobre o ambiente urbano e escolar. Por fim, exploraremos os conceitos de diferença, diversidade e desigualdade, enfatizando como esses aspectos são fundamentais para compreender as múltiplas realidades vivenciadas pelas juventudes no Brasil. Conclusão: Ao longo deste texto, buscaremos refletir sobre como a Geografia pode contribuir para uma compreensão mais ampla e contextualizada das juventudes, reconhecendo suas diversas identidades, experiências e desafios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Hugo Nedel Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS)

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Licenciado e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É Professor Adjunto e Pesquisador do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi Professor Visitante nas seguintes Universidades: Universidade de Lisboa (Portugal), Universidad de Valladolid (UVa/Espanha) e na Universidad Nacional de La Plata (UNLP/Argentina). É membro do Observatório do Ensino Médio do Rio Grande do Sul. Realizou formação em psicanálise. Foi professor da escola básica por mais de 10 anos nas redes pública estadual e federal e na rede privada, em Porto Alegre/RS. É líder do GEPJUVE - Grupo de Estudos e Pesquisas em Juventudes e Educação (UFRGS/CNPq). Participa de diversos Grupos de Pesquisa. É parecerista AdHoc de diversos periódicos científicos. Seus principais interesses de pesquisa giram em torno dos seguintes temas: Culturas juvenis contemporâneas; Juventudes; Jovens; Sociologia e Geografias das Juventudes; Educação/Escola; Ensino de Geografia; Geografia Urbana; Território/Territorialidades.

Referências

ABRAMO, Helena Wendel. Considerações sobre a tematização social da juventude no Brasil. Revista Brasileira de Educação. São Paulo: ANPEd, n. 5, maio-agosto; n. 6, setembro-dezembro, p.25-36, 1997. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1413-24781997000200004&script=sci_abstract. Acesso em: 28 mar. 2024.

BARBOSA, Júlia Silveira; SANTOS, Gabriela Borba Bispo dos Santos; OLIVEIRA, Leonardo Brião de; OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. “Metodologia de Cartas” Como Forma de Análise dos Trânsitos Urbanos de Jovens Contemporâneos. Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho), v. 17, n. 02, 2020. Disponível em: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1932. Acesso em: 28 mar. 2024.

BRAGIATTO, Gabriel Aparecido; OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. Juventudes e religião: estado de conhecimento sobre as produções brasileiras entre 2015 e 2019. Estudos de Religião, [S.l.], v. 37, n. 2, 2023. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/ER/article/view/10801. Acesso em: 28 mar. 2024.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei 8.069/90. Disponível em: Acesso em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. 28 mar. 2024.

BRASIL. Lei 12.852, de 5 de agosto de 2013. Institui o Estatuto da Juventude e dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude-SINAJUVE. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12852.htm. Acesso em: 28 mar. 2024.

FEIXA, Carles. De Jóvenes, Bandas y Tribus. Barcelona: Editorial Ariel SA, 1999.

HAESBAERT, Rogério. O mito da desterritorialização: do "fim dos territórios" a multiterritorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

HOLZER, Werther. O conceito de lugar na geografia cultural-humanista: uma contribuição para a geografia contemporânea. GEOgraphia, Niterói, v. 5, n. 10, 2003. Disponível em: https://periodicos.uff.br/geographia/article/view/13458. Acesso em: 28 mar. 2024.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo 2022. Brasília, DF: IBGE, 2022.

OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel; KAERCHER, Nestor. O jovem contemporâneo e sua escola: sobre encontros e desencontros. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 321–340, 2016. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1509. Acesso em: 28 mar. 2024.

OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. Jovens olhares sobre a cidade: lugares e territórios urbanos de estudantes porto-alegrenses. 2020. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020. Disponível em: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/9109. Acesso em: 28 mar. 2024.

OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. Juventudes e Educação: estado da arte de publicações em revistas A1 de universidades federais brasileiras (2010 –2019). Revista Educar Mais, v. 5, n. 2, 2021a. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2279. Acesso em: 28 mar. 2024.

OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. Os jovens de Porto Alegre: da escola para cidade. Caxias do Sul, RS: Educs, 2021b. Disponível em: https://www.ucs.br/educs/livro/os-jovens-de-porto-alegre-da-escola-para-a-cidade/. Acesso em: 28 mar. 2024.

OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel; BARBOSA, Júlia SIlveira. O estado do conhecimento sobre juventudes, sexualidades e educação em trabalhos de pós-graduação brasileiros (2015-2019). Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 5, n. 15, p. 112–127, 2021. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/263. Acesso em: 28 mar. 2024.

OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel; SANTOS, Andreia. Análise das percepções de jovens da cidade de Porto Alegre sobre a pandemia da Covid-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 6, n. 16, p. 28–37, 2021. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/293. Acesso em: 28 mar. 2024.

OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel; LACERDA, Miriam Pires Correa de. Juventudes brasileiras e a pandemia da COVID-19: apontamentos sobre educação e saúde mental. In: Vieira, Cristina Pereira; Henriques, Susana; Moreira, J. António (organizadores). A capacitação para a educação digital e em rede: género, equidade e desenvolvimento: perspetivas internacionais. Ano de publicação: 2022. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/12369. Acesso em: 28 mar. 2024.

OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel (org.). Geografias das Juventudes. Porto Alegre, RS: GEPJUVE, 2023a. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/256855. Acesso em: 28 mar. 2024.

OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. Geografias das Juventudes: a construção do estado da arte na pós-graduação brasileira. Para Onde!?, v. 17, n. 2, 2023b. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/paraonde/article/view/130242. Acesso em: 28 mar. 2024.

OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. Análise das pesquisas sobre juventudes na pós-graduação da Geografia brasileira. Revista de Geografia, [S. l.], v. 40, n. 3, p. 100–118, 2023c. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistageografia/article/view/259381. Acesso em: 28 mar. 2024.

OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel; PIMENTA, Melissa de Mattos (orgs.). Juventudes e Territórios. Porto Alegre, RS: GEPJUVE, 2023. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/256981/001166652.pdf?sequence. Acesso em: 28 mar. 2024.

PAIS, José Machado. Lufa-lufa cotidiana: ensaios sobre Cidade, Cultura e Vida urbana. Lisboa: ICS, 2015.

PELLANDA, Andressa; FROSSARD, Marcele (orgs.). Grêmios e coletivos estudantis: mapeamento qualitativo nacional. São Paulo: Instituto Campanha, 2023. Disponível em: https://campanha.org.br/acervo/mapeamento-de-gremios-estudantis-no-brasil/. Acesso em: 28 mar. 2024.

SANTOS, Milton. A natureza do espaço: espaço e tempo: razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.

SANTOS, Gabriela Borba Bispo dos Santos; OLIVEIRA, Leonardo Brião de; BARBOSA, Júlia Silveira; OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. Culturas Juvenis: Um Estudo Sobre as Vivências dos Estudantes do Colégio de Aplicação da UFRGS. Revista FSA (Faculdade Santo Agostinho), v. 16, p. 199-218, 2019. Disponível em: http://www4.unifsa.com.br/revista/index.php/fsa/article/view/1729. Acesso em: 28 mar. 2024.

SILVA, Gabrielle Bezerra da; OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. Quem são os jovens que vivenciam o “novo” Ensino Médio? Um estudo de caso em Porto Alegre/RS. Revista Educar Mais, v. 7, 2023. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/3442. Acesso em: 28 mar. 2024.

SILVA, Gabrielle Bezerra da. A 'Reforma' do ensino médio pela perspectiva de jovens escolarizados: estudo de caso em uma escola da rede pública estadual em Porto Alegre-RS. Trabalho de Conclusão de Graduação, Curso de Geografia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2024. Orientador: OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/264376. Acesso em: 28 mar. 2024.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 10. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

03-11-2024

Como Citar

NEDEL OLIVEIRA, V. H. Geografias das Juventudes: mapeando espacialidades juvenis. GeoPUC, Rio de Janeiro, Brasil, v. 16, p. e00090, 2024. Disponível em: https://geopuc.emnuvens.com.br/revista/article/view/90. Acesso em: 16 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê II Congresso Latino-americano de Ensino de Geografia (CLEG) e I Colóquio de Geografia Inclusiva (CoGIn)