”O chamado do rio”: o uso dos jogos como ferramenta de ressignificação das relações entre rios e sociedade

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Resumen

O Antropoceno marca um período de urgência nas discussões sobre o atual modelo de apropriação da natureza e da necessidade de construção de novas reflexões acerca da gestão dos rios. É urgente considerarmos novas perspectivas que rompam com a lógica utilitarista e redutora dos rios e das águas, percebidos somente enquanto recursos naturais/hídricos. O ambiente escolar como lócus fundamental de construção da educação ambiental, assume um importante protagonismo na construção de práticas espaciais, de formação cidadã e gestão de rios, baseadas na dinâmica biofísica em sua interação com as relações materiais, simbólicas das comunidades com os ambientes fluviais. A produção e utilização dos Jogos, pelo seu caráter lúdico e dinâmico, tem se apresentado como uma alternativa atual no processo formativo crítico acerca das relações sociedade e natureza, constituindo-se como uma importante estratégia pedagógica no campo da Educação Ambiental. O projeto de extensão Conexões Rios busca promover a reconexão entre os rios e a sociedade por meio de práticas pedagógicas centradas na Educação Ambiental, estimulando a visibilidade dos rios como importantes elementos da paisagem e do cotidiano dos sujeitos. O objetivo deste trabalho é abordar a experiência da elaboração e utilização do jogo virtual “O chamado do rio”, como ferramenta de ressignificação do olhar dos estudantes em relação aos rios. A experiência de criação de um game coletivo foi desenvolvida por estudantes extensionistas em conjunto com a comunidade escolar do Colégio Estadual Carmem de Luca Andreiolo, situado no município de Miguel Pereira, no contexto da bacia do Rio Guandu (RJ).

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Publicado

2023-09-05

Cómo citar

CABRAL, G. K. P.; SILVA, L. O. da; MARÇAL, M. dos S. ”O chamado do rio”: o uso dos jogos como ferramenta de ressignificação das relações entre rios e sociedade. GeoPUC, Rio de Janeiro, Brasil, v. 15, n. 29, 2023. Disponível em: https://geopuc.emnuvens.com.br/revista/article/view/13. Acesso em: 14 mar. 2025.

Número

Sección

Dossiê XIX Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada