A atualidade e o ensino da geografia: algumas reflexões

Autores

  • Carlos Laete Rodrigues Pascoal

Palavras-chave:

atualidade, projeto autonomista, mudanças estruturais, ensino de Geografia, escola

Resumo

O presente artigo busca refletir sobre uma perspectiva para o ensino de Geografia e para a escola na atualidade, que leve em consideração as novas conjunturas que se apresentam e que apontam para a necessidade de se realizar uma mudança profunda na forma como o ser humano vem escrevendo sua história. Desta forma, buscou-se refletir a respeito de uma perspectiva para a Geografia que se demonstre mais eficaz ao objetivo de se apreender a essencialidade dos fatos na atualidade e que, neste sentido, não deixe de considerar todas as problemáticas socioambientais persistentes, oferecendo bases sólidas para a construção de uma alternativa efetiva. As discussões apresentadas por autores como Morin e Souza a respeito da alternativa representada pelo que denominam “projeto autonomista”, são, então, levadas em consideração na construção de um discurso onde se busca conferir um papel diferenciado à instituição escolar - diante de seu potencial de propagar mudanças estruturais - e ao ensino da Geografia – diante do seu conteúdo de trabalho - na implementação deste que seria um projeto de construção e consolidação de um sentido verdadeiramente humano para a existência do homem no planeta Terra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-01-2024

Como Citar

PASCOAL, C. L. R. A atualidade e o ensino da geografia: algumas reflexões. GeoPUC, Rio de Janeiro, Brasil, v. 1, n. 1, 2024. Disponível em: https://geopuc.emnuvens.com.br/revista/article/view/31. Acesso em: 3 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos