Quatro interpretações sobre as problemáticas agrárias brasileiras durante o período de 1960 a 1980
Palavras-chave:
capitalismo comercial, relações semi-feudais, questão agráriaResumo
O debate em torno da realidade agrícola brasileira durante um bom tempo esteve submetido a uma discussão sobre o “caráter” da revolução brasileira que deveria, no entendimento dos debatedores, se realizar. Nesta discussão, temos de um lado Alberto Passos Guimarães que afirmava ser necessário superar a herança feudal que ainda estava presente para fazer avançar as forças produtivas, enquanto do outro lado temos Caio Prado Junior afirmando que nossa economia sempre foi capitalista e que era necessária a conscientização e organização da classe trabalhadora rural a fim de se capacitarem para a luta por melhores condições de trabalho.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista GeoPUC pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da GeoPUC.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Creative Commons BY-NC-SA 4.0.