DAS TRIBOS ÍNDIGENAS À URBANIZAÇÃO: A TRANSFORMAÇÃO DA PAISAGEM NO MAÇICO DA PEDRA BRANCA
Palavras-chave:
Maciço da Pedra Branca, Transformação da Paisagem, Mata AtlânticaResumo
Este trabalho busca uma interpretação da paisagem do maciço da Pedra Branca, desde seus primeiros habitantes há 4 mil anos no passado até o presente século XXI, destacando-se as transformações do modo de vida tradicional concomitantes com uma crescente industrialização no século XX. Considera-se a paisagem como um recorte espacial onde se destacam forma (estrutura) e função (social e ecológica). A paisagem proposta é um constructo social e cultural. São determinantes a experiência e percepção individual e coletiva (sociedade), assim como as transformações pelo tempo. Exploram-se geografias do poder, invisíveis e sensoriais, além da ecologia da paisagem, em suas contribuições com a formação da paisagem do maciço da Pedra Branca.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista GeoPUC pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da GeoPUC.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Creative Commons BY-NC-SA 4.0.