Imagens e Geografia: relatos das oficinas psicopedagógicas no Colégio Universitário Geraldo Reis (UFF)

Autores

Palavras-chave:

imaginário escolar, ensino de geografia, oficinas psicopedagógicas

Resumo

O objetivo geral deste artigo é o de compreender como as imagens simbólicas podem contribuir para o despertar sensível dos alunos e auxiliar na sua formação geral. Através da metodologia da imaginação ativa e da amplificação de imagens, a pesquisa foi realizada no Colégio Universitário Geraldo Reis (COLUNI), na turma do 6º ano do Ensino Fundamental, mais especificamente nas aulas de Geografia. Foram realizadas oficinas psicopedagógicas e duas delas são relatadas nesse artigo. O estudo ancora-se nos pensamentos de Edgar Morin, James Hillman, Carl Gustav Jung, Gaston Bachelard, entre outros que transitam pelo mesmo solo paradigmático. Considera-se que o imaginário pode favorecer o desenvolvimento do sentir aliado ao pensar. Assim, a aventura entre emoção e razão pode ser constelada, construindo pontes e preparando os alunos para pensar no espaço como um fator de partida para a imagem e a sua compreensão ontológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, Carlos Drummond de. A educação do ser poéti co. Jornal do Brasil, Rio de Janei ro – RJ, 20/ 07 / 74 htt p://www.conti outra.com/a-educacao-do-ser-poeti co-por-carlos-drum mond-de-andrade/#ixzz3vYL9z0nG.

ARAÚJO, A. F.; ARAÚJO, J. M. Imaginário Educacional: figuras e formas. Niterói: Intertexto, 2009.

ARAÚJO, A. F.; ARAÚJO, J. M. Artigo: Ritual iniciático e Imaginário Educacional n’As Aventuras de Pinóquio. Como um boneco de madeira reinventou a sua vida. Disponível em https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/13231/1/2_AlbertoAraujo_C1.pdf. Acesso em: 20 out. 2023.

BACHELARD, G.O direito de sonhar. São Paulo: Difel, 1986.

BACHELARD, G. O Novo Espírito Científico. RJ: Tempo Brasileiro, 2000.

BACHELARD, G. A formação do espírito científico. Contribuições para uma psicanálise do conhecimento. RJ: Contraponto, 2003.

BARCELLOS, Gustavo. Jung, junguianos e arte: uma breve apreciação. In: Pro-Posições. v. 15, n. I (43)- jan./abr. 2004.

CAMARGO, Daisy. Morin e Jung. Crítica do sujeito moderno e educação. SP: Xamã, 2007.

CHEVALIER, Jean & GHEERBRANT, Alain. Dicionário de Símbolos. Rio de Janeiro: Editora José Olympio, 1999.

COUTO, Mia. E se Obama fosse africano? São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário. Lisboa: Presença, 1989.

DURAND, Gilbert. A imaginação simbólica. Lisboa: Edições 70, 1993. 6ª ed.

GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da Educação. In: São Paulo Perspec. 14 (2),, 2000. Acesso em 10 de setembro de 2024 https://doi.org/10.1590/S0102-88392000000200002

JUNG, Carl Gustav. Fundamentos de Psicologia Analítica: as conferências de Tavistock. SP: Editora Vozes, 1972.

JUNG, Carl Gustav. Memórias, Sonhos, Reflexões. Compilação e Prefácio de Aniela Jaffé, RJ: Editora Nova Fronteira, 1975.

JUNG, Carl Gustav. Natureza da psique. Petrópolis: Vozes, 2009.

HILLMAN, James. Re-vendo a psicologia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

LYOTARD, Jean-François.O pós-moderno. RJ: José Olympio, 1993.

MAFFESOLI, Michel. A conquista do presente. RJ: Rocco, 1984.

MAFFESOLI, Michel. A contemplação do mundo. Porto Alegre: Artes e ofícios, 1995.

MAFFESOLI, Michel. No fundo das aparências. Petrópolis: Vozes, 1996.

MARENDINO, Rosane B. Re-vendo a presença da psicologia na escola através do cultivo da alma. In: Cadernos Junguianos, n° 10, p. 21-31, 2014.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. SP: Cortez/UNESCO, 1999.

MORIN, Edgar. Ciência com consciência. RJ: Bertrand Brasil, 2000.

NHARY, T. M. Paradigma da complexidade: novos olhares para a relação jogo e educação. In CHAVES, I.M. (org). Formação de professores: educação, cultura e imaginário. Niterói: Intertexto, 2006.

PAULA CARVALHO, José Carlos de. Antropologia das Organizações e Educação: Um Ensaio Holonômico. Rio de Janeiro: Imago, 1990.

PAULA CARVALHO, José Carlos de. Paradigma do Imaginário e Educação Fática: contribuições filosóficas e antropológicas. In: SANCHEZ TEIXEIRA & PORTO (org.). Imagens da Cultura: Um Outro Olhar. São Paulo: Plêiade, 33-43, 1999.

SANCHEZ TEIXEIRA, Maria Cecília. Antropologia, Cotidiano e Educação. Rio de Janeiro: Imago, 1990.

SILVEIRA, Nise. O Mundo das Imagens. SP: Ática, 1982.

SILVA, Adilson Tadeu; Menezes, Eduardo; Chaves Iduina Braun. Razão, espaço e imaginário na formação do professor de geografia. Rev.Elet. Educação Geográfica em Foco. Ano 1, Nº1, jan/jul 2017.

Downloads

Publicado

22-12-2024

Como Citar

BARBOSA MARENDINO, R. Imagens e Geografia: relatos das oficinas psicopedagógicas no Colégio Universitário Geraldo Reis (UFF). GeoPUC, Rio de Janeiro, Brasil, v. 16, p. e00101, 2024. Disponível em: https://geopuc.emnuvens.com.br/revista/article/view/101. Acesso em: 13 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos