Descobrindo os (geo)memes para o ensinar e o aprender Geografia na atualidade: relato de experiência no II Congresso Latino-americano de Ensino de Geografia (CLEG) e I Colóquio de Geografia Inclusiva (CoGIn)

Autores

Palavras-chave:

Memes geográficos, Multiletramentos, ensino de Geografia

Resumo

O presente texto trata-se de um relato de experiência acerca de um minicurso com a temática de memes geográficos ofertado
ao longo da programação do evento II Congresso Latino-americano de Ensino de Geografia (CLEG) e I Colóquio de Geografia
Inclusiva (CoGIn), ocorrido em Santa Maria no estado do Rio Grande do Sul, entre os dias 20 a 23 de novembro de 2023. O
minicurso foi intitulado “Descobrindo os (geo)memes para o ensinar e o aprender Geografia na atualidade” e teve como
objetivo principal o de oferecer o conhecimento do potencial educativo dos memes de Internet para estudantes, professores/as ou interessados em incorporar esse recurso em suas aulas de Geografia ou de outro componente curricular de
quaisquer níveis e modalidades de ensino. Metodologicamente, o trabalho consiste em contar as vivências e aprendizagens
construídas no minicurso tanto pelo proponente quanto pelos participantes. Buscou-se, em associação com os resultados da
proposta, tecer discussões acerca da necessidade em se valer de práticas pedagógicas com base nos multiletramentos, sobretudo as que cingem a memética, no ensino de Geografia ou de outras áreas do conhecimento diante do atual espaço- tempo, o da globalização, marcado por significativas transformações na sociedade. Ademais, foi apresentado a respeito de “como” aproveitar o potencial educativo dos memes de Internet, diante de suas características e do amplo engajamento em
redes sociais digitais, além de um momento prático onde os participantes confeccionaram seus próprios (geo)memes. Com
isso, ao final, esperou-se contribuir em nível de formação continuada para a utilização da linguagem dos memes em sala de
aula em diferentes contextos e situações de ensino-aprendizagem de forma significativa, contextualizada e atenta à
transformação da realidade.

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Publicado

03-11-2024

Como Citar

COLLETO DOS SANTOS, V. Descobrindo os (geo)memes para o ensinar e o aprender Geografia na atualidade: relato de experiência no II Congresso Latino-americano de Ensino de Geografia (CLEG) e I Colóquio de Geografia Inclusiva (CoGIn). GeoPUC, Rio de Janeiro, Brasil, v. 16, p. e00089, 2024. Disponível em: https://geopuc.emnuvens.com.br/revista/article/view/89. Acesso em: 3 fev. 2025.

Edição

Seção

Relatos de experiência II Congresso Latino-americano de Ensino de Geografia (CLEG) e I Colóquio de Geografia Inclusiva (CoGIn)