Vibrações lúdicas: espacialidade e corporeidade em momentos lúdicos no contexto escolar

Autores

Palavras-chave:

Corporeidade, Ludicidade, Educação, Imaginário

Resumo

O presente artigo traz o recorte de uma pesquisa de doutoramento que objetivou investigar os simbolismos da corporeidade de brincantes, do primeiro segmento do ensino fundamental, de uma escola pública, em atividades lúdicas. Teve como suporte teórico estudos da seara da Educação, da Geografia e da Educação Física, à luz do Imaginário, como escola de pensamento. O foco principal do texto aqui apresentado é a rampa da escola, lugar de transição entre o sagrado e o profano, representados pela própria estrutura arquitetônica da instituição investigada, assim como pela forma como os brincantes ocupam corporalmente esse espaço. Para tal, dentre outros recursos metodológicos, utilizou-se a cartogênese, instrumento próprio e criado especificamente para a pesquisa mencionada. Constatou-se que a espacialidade da rampa propicia experiência sócio-psico-corporais que remetem a vários simbolismos, dos quais aqui destacamos a heroicidade, o acolhimento e a recursividade, elementos que se consubstanciam corporalmente nos brincantes de forma lúdica e voluntária, provendo experiência e vivências essenciais para os modos de ser e de estar no mundo.

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Publicado

22-12-2024

Como Citar

NHARY, T. M. C. Vibrações lúdicas: espacialidade e corporeidade em momentos lúdicos no contexto escolar. GeoPUC, Rio de Janeiro, Brasil, v. 16, p. e00102, 2024. Disponível em: https://geopuc.emnuvens.com.br/revista/article/view/102. Acesso em: 14 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos