Registro de classe on-line e os impactos na prática do docente: uma análise a partir de preceptores do programa residência pedagógica geografia
Palavras-chave:
Ação docente, Sistema de Ensino, MetodologiasResumo
O presente artigo busca analisar examinar a implementação do Registro de Classe On Line no Paraná, a partir do detalhamento de suas características e efeitos percebidos pelos professores preceptores do programa Residência Pedagógica Geografia, da Universidade Estadual do Norte do Paraná, no municipio de Cornélio Procópio. Nesse debate foram analisadas as vantagens, o grau de praticidade e organização proporcionadas pelo sistema, assim como desvantagens. Para tanto, parte-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, com estudo de caso, na qual foram analisadas as falas de três professores da rede básica estadual do Paraná, preceptores do programa residência pedagógica, acerca das formas de uso do RCO e seu impacto na prática docente. Foram realizados estudos bibliográficos sobre temas atinentes ao objeto de estudo, para compor um referencial teórico a ser utilizado na discussão, pautado em autores como Cavalcanti (1998; 2008), Guerra (2020) e Tardif (2014). Foi possível constatar que o RCO afeta a autonomia docente, impõe mudanças na prática e demonstra a necessidade de enriquecer o conteúdo oferecido por outras fontes, a fim de potencializar a aprendizagem.
Downloads
Referências
BAALBAKI, Angela Aiche Kittlaus. Burocracia e controle das escolas estaduais do Paraná: o registro de classes on-line. 2022. 117 f. Dissertação (Programa de Pós- Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu PR. Disponível em: https://tede.unioeste.br/handle/tede/6378. Acesso em: 23 set. 2023.
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 12 jul. 2023.
BULGRAEN, Vanessa. O papel do professor e sua mediação nos processos de elaboração do conhecimento. Revista Conteúdo, Capivari, v. 1, n. 4, p. 30-38, 2010.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. (s.d.). Programa Residência Pedagógica. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica. Acesso em: 24 fev.2024.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Formação inicial e continuada em Geografia: Trabalho Pedagógico, metodologias e (re)construção do conhecimento. In: ZANATTA, Beatriz Aparecida; DE SOUZA; Vanilton Camilo (orgs.) Formação de professores: reflexões do atual cenário sobre o ensino de geografia. Goiânia: NEPEG, 2008. p. 85 – 102.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas-SP: Papirus, 1998.
CLOCK, Lizie Mendes et al. Profissão docente no século XXI: concepções do professor sobre seu papel na sociedade contemporânea. CONJECTURA: filosofia e educação, v. 23, n. 1, p. 77-96, 2018. DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.V23.N1.5
FILIZOLA, Roberto. Didática da Geografia: proposições metodológicas e conteúdos entrelaçados com a avaliação. Curitiba: Base editorial, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
GARCIA, Adir; YANNOULAS, Silvia. Educação, pobreza e desigualdade social. Em Aberto, v. 30, n. 99, 2017. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.30i99.3262
GUERRA, Fábio Soares. Geografia escolar e o papel do professor no contexto contemporâneo. Ensino em Perspectivas, v. 1, n. 2, p. 1-12, 2020.
GUZZO, Raquel Souza Lobo; EUZÉBIOS FILHO, Antônio. Desigualdade social e sistema educacional brasileiro: a urgência da educação emancipadora. Escritos sobre Educação, v. 4, n. 2, p. 39-48, 2005.
LIBÂNEO, José Carlos. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 21. ed. São Paulo: Loyola, 2006.
MELOTI, Sandra de Fátima Petri. O professor como agente transformador no século XXI. Revista Científica FESA, v. 1, n. 12, p. 17-36, 2022. DOI: https://doi.org/10.29327/232022.1.12-2
MENDES, Ademir Aparecido Pinhelli; DE OLIVEIRA, Márcia Maria Fernandes. O Uso Compulsório de Plataformas Digitais de Aprendizagem em Sala de Aula na Educação Básica Pública do Estado do Paraná-Brasil. Revista Interacções, v. 19, n. 64, p. 1-25, 2023. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/30676.
MORAES, Jerusa Vilhena; CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. Metodologias ativas para o ensino de Geografia: um estudo centrado em jogos. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 17, n. 2, p. 422-436, 2018.
MORMUL, Najla Mehanna. O papel do professor de geografia na sociedade contemporânea. Perspectiva Geográfica, v. 13, n. 18, p. 32-41, 2018. Registro de Classe On-line. [on-line]. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?cont eudo=1468. Acesso em: 21 jul. 2023.
SILVA, Nubelia Moreira; ARAGÃO, Raimundo Freitas. A observação como prática pedagógica no ensino de geografia. GEOSABERES: Revista de Estudos Geoeducacionais, v. 3, n. 6, p. 50-59, 2012.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Editora Vozes Limitada, 2014.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação e do Esporte. Resolução SEED nº 3.550, de 23 de junho de 2022. Institui o livro registro de classe e livro registro de classe on-line. Diário Oficial do Estado, Curitiba, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/pt- br/servicos-estaduais/acessar-registro-de-classe-on-line-da-rede-de-ensino-rco. Acesso em: 23 set. 2023.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação e do Esporte. Registro de classe on-line. Sítio eletrônico SEED-PR, 2023. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?cont eudo=1468. Acesso em: 23 set. 2023
SCHERER, Danielle Severo; SILVA, Luciane Cristina; ANDRÉ, Tamara Cardoso. A implantação do registro de classe on-line (RCO) em um Colégio Estadual no Município de Foz do Iguaçu: limites e possibilidades. 2017. In: Humanidades sem fronteiras, 1., 2017, Foz do Iguaçu-PR. Anais eletrônicos [...] Foz do Iguaçu, 2017. Disponível em:http://dspace.unila.edu.br/bitstream/handle/123456789/3547/Artigos%20Humanida des_%20101-115.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 23 set. 2023.
SABADINE, Ketlyn Marcieli Ferreira. Registro de classe on-line (RCO): uma análise a partir da concepção de gestão democrática da escola pública. 2020. 165 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias) – Centro Universitário Internacional Uninter, Curitiba, 2020. Disponível em: https://repositorio.uninter.com/handle/1/480. Acesso em: 23 set. 2023
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Eduardo da Silva Santos, Carla Holanda da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista GeoPUC pertencem aos seus respectivos autores, com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista. Toda vez que um artigo for citado, replicado em repositórios institucionais e/ou páginas pessoais ou profissionais, deve-se apresentar um link para o artigo disponível no site da GeoPUC.
Os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma Licença Creative Commons BY-NC-SA 4.0.