Relatos e Experiências: Pensando mapeamento colaborativo para ensinar geografia

Autores

Palavras-chave:

Cartografia, Mapeamento colaborativo, ensino de geografia

Resumo

A história dos mapas confunde-se com a própria história da humanidade, tornando-se por essa razão, um tema inesgotável por ser bastante amplo segundo Duarte (1994). Através dos mapas podemos entender melhor o espaço em que estamos inseridos, logo com toda a transformação da cartografia temos o mapeamento colaborativo que tem como principal viés que os próprios usuários como principal mapeadores de seus mapas, logo, o objetivo deste trabalho é descrever relatos e experiências de algumas aplicações com o uso do mapeamento colaborativo para ensinar geografia, a oficina foi desenvolvida durante na plataforma do google meet em um evento online, II congresso latino-Americano de ensino de geografia (CLEG) e I Colóquio de geografia inclusiva (CoGin), a oficina em questão foi dividida em dois momentos, inicialmente foi realizado uma pequena introdução sobre mapeamento colaborativo, neocartografia, cartografia colaborativa e algumas outras geotecnologias, a oficina em questão teve o total de 44 participantes, dentro dos resultados obtidos, destacamos a importância do uso das plataformas de mapeamento colaborativo como pode auxiliar nas práticas educacionais, onde coloca os alunos como principais protagonistas de seus mapas. Perfazendo sobre a construção de um aluno/cidadão consciente e crítico.

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Referências

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Publicado

03-11-2024

Como Citar

HABOWSKI, J. T. V.; ALTERMANN, F. A. Relatos e Experiências: Pensando mapeamento colaborativo para ensinar geografia. GeoPUC, Rio de Janeiro, Brasil, v. 16, p. e00096, 2024. Disponível em: https://geopuc.emnuvens.com.br/revista/article/view/96. Acesso em: 14 mar. 2025.

Edição

Seção

Relatos de experiência II Congresso Latino-americano de Ensino de Geografia (CLEG) e I Colóquio de Geografia Inclusiva (CoGIn)